Informações importantes sobre SSD  (SOLID STATE DRIVE)

Com a chegada dos SSDs e com o aumento de velocidade que estes oferecem, houve elevada procura por essa solução, e muitos acreditavam que não seria mais necessário se preocupar com backups ou com a segurança de seus dados. Porém há algumas ressalvas, vamos entender primeiro as diferenças.

SSD e HD
Diferentemente do HD (Hard Disk), que tem seu funcionamento parecido como um “toca discos” a grosso modo, o SSD se trata de uma placa com memórias, sem funcionamento mecânico. Resultando em velocidades até 10x mais rápidas que um HD convencional. Além de ser mais leve e consumir menor energia.
Em geral, todas aquelas tarefas que o computador precisa do HD, como inicialização do sistema operacional, abertura de programas e tarefas similares, serão muito mais rápidas.
Costumamos dizer que a chegada dos SSD foi como um divisor de águas para o avanço da informática.
Por se tratar de uma tecnologia ainda recente, normalmente os SSDs comercializados oferecem menor espaço quando comparado a um HD. Isso se dá por conta do alto custo da tecnologia aplicada. Porém já temos disponibilidade de SSDs com espaços similares aos HDs.

QUANDO É RECOMENDADA A TROCA DE UM HD POR UM SSD?
Em primeiro passo, analisar o conjunto de hardware do computador e posteriormente verificar a quantidade de dados que estão em uso no atual HD. Tendo certeza que está tudo em funcionamento adequado, e que o hardware não é muito antigo, indicamos a substituição, principalmente devido ao ganho de velocidade que resultará no notebook, desktop ou servidor.

CUIDADOS
Obviamente existem alguns cuidados em relação ao SSD. O primeiro cuidado que alertamos se trata quanto a falsificação destes produtos. Marcas conhecidas como Kingston, Corsair e outras, infelizmente têm sido falsificadas. Para evitar a aquisição de um produto falsificado, recomendamos que consulte sempre uma empresa idônea e de sua confiança.
Outra atenção se refere as quedas de energia, desligamentos inesperados ou excesso de temperatura interna no computador. Todos esses fatores podem ser fatais e colocar em risco o funcionamento do SSD, resultando em perda de dados.
Por exemplo, uma queda de energia por conta de uma forte chuva, pode corromper a firmware do SSD (satafirm s11), prejudicando completamente seu funcionamento.

NOSSA RECOMENDAÇÃO
– Faça a aquisição do produto SSD somente em empresa de sua confiança;
– Consulte um profissional para substituição da unidade e a realização de preventiva regular do equipamento;
– Procure sempre fazer backups dos seus arquivos, para evitar transtornos e perdas de dados importantes;
– Se possível utilize nobreak em seu computador.

Texto:

Fabio Assis / Ricardo Luis Pedregossa