O “malware“, termo do inglês “malicious software” (software nocivo ou software malicioso), é um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não).

Muitas vezes o próprio usuário instala o “Malware”. Geralmente ele vem por meio de um instalador de um programa conhecido e ao o usuário clicar em “Avançar” não percebe que está permitindo a sua instalação.

Se você tem um computador com programas que você desconhece, ou entra em sites indesejáveis sozinho nos contate, você pode estar sendo vítima do Malware.

O vírus é um programa malicioso que infecta o sistema, fazendo cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, via e-mail, redes sociais, dispositivos plugados ou pela rede no qual o computador encontra-se conectado.

O objetivo de um vírus é prejudicar o desempenho de uma máquina, destruir arquivos, ou se propagar para outros computadores. Assim, um computador pode ficar altamente vulnerável para que pessoas mal-intencionadas roubem dados como arquivos pessoais, e senhas e números de cartões de crédito, por exemplo.

Na maioria das vezes, o antivírus é incapaz de detectar 100% das ameaças que chegam ao seu computador. Às vezes ainda ocorrem a detecção de falsos positivos, e podem deletar programas seguros do computador. Isso ocorre com programas de terceiros. Para garantia da proteção do seu computador é essencial o trabalho de manutenção preventiva como os realizados pela equipe da PrimeHelp.